Consultoria Geral
O que é gerenciamento de serviços de TI?
Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI) nada mais é do que o controle de pessoas, processos e ferramentas de forma que atendam as necessidades da empresa.
Assim, o gerenciamento de serviços de TI engloba todo o planejamento, controle e execução de atividades, promovendo a otimização de tempo e recursos.
Uma boa gestão é também fundamental para que os clientes sejam plenamente atendidos. Podemos dizer que, com um gerenciamento adequado, a instituição promove uma experiência mais aprimorada ao usuário.
Tudo isso ocorre devido ao maior controle sobre os processos, além da prevenção de imprevistos e maior segurança nas atividades digitais.
É importante desenvolver os serviços com uma sólida estrutura gerencial, para garantir a boa performance e atingir as metas estabelecidas.
Como é feito o gerenciamento de serviços de TI?
O ITIL (Technology Infrastucture Libary) é um conjunto de técnicas adotadas para o gerenciamento de TI. Em português, a Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação reúne as boas práticas nas quais se baseiam os gerenciamentos de serviços desta área.
Assim, o gerenciamento pode ser faseado, adaptando-se conforme a necessidade do gestor. Suas etapas são:
- estratégia de serviço;
- projeto de serviço;
- transição de serviço;
- operação de serviço;
- Melhoria e entrega contínua de serviço.
Consequentemente, o gerenciamento é realizado de forma que todo o desenvolvimento dos serviços seja acompanhado e documentado. A manutenção de erros e melhoria de serviço promove maior economia e otimiza os processos de forma crescente.
Os benefícios dos relatórios gerenciais
São os relatórios gerenciais que irão te ajudar na prestação do serviço, portanto, nesse momento esqueça um pouco os relatórios de clientes. Além disso, esses relatórios são de suma importância, visto que o resultado obtido a partir do gerenciamento adequado é o que posteriormente irá refletir na entrega ao cliente.
Relatórios gerenciais podem ajudar você e sua equipe a ter um acompanhamento mais eficiente, auxiliando a identificação de possíveis falhas. Dessa forma, servindo de base para análise e sugestão de melhorias na infraestrutura e simplificar e compilar os resultados obtidos periodicamente durante seu serviço. Portanto, os dados entregues pelos relatórios gerenciais permitirão uma análise recorrente para gestão proativa da TI de seus clientes. Assim, evitando problemas e garantindo a segurança dos mesmos.